sábado, 29 de dezembro de 2012

FILME: As Vantagens de ser invisível

FUI VER ESTE FILME HOJE SEM NENHUMA EXPECTATIVAclique no link e veja mais sobre o filme na página do IMDb.  

Para falar a verdade, sim, havia uma: que o filme seria horrível. Mais um destes psico-dramas adolescentes, de americanos bem de vida atormentados por problemas fúteis como não ser a pessoa mais popular da escola ou ser apaixonado pela garota popular que namora o quarter back. Basicamente uma história, que nem história é. 

Entretanto a surpresa já veio quando, na entrada do cinema, vi quem eram os atores, ou o trio de atores que estrelava o filme. O primeiro é um menino fraquinho - do qual fiquei bem impressionado - que tinha feito uma série de filmes do Percy Jackson. Não gostei da série, mas achei o garoto médio. O segundo ator é a conhecida do adolescentes Emma Watson, a Hermione, do Harry Potter sob uma roupagem muito mais moderna e atraente - e super charmosa! Ela faz o papel de uma adolescente já com histórias passadas (meio forçar a barra, mas ok, licença poética) e o terceiro, o melhor deles, Ezra Miller .. que tenho certeza muito pouca gente ouviu falar. Ele é o serial killer do filme Precisamos falar sobre Kevin, com Tilda Swinton e John C. Riley. 

Este filme precisa ser visto. É nada menos do que espetacular e tem um final muito chocante. Este garoto, Ezra, filho dos dois atores citados acima no filme, é de uma presença na tela impressionante. De dar medo só de olhar para ele. Bem, ele é o terceiro cara, um adolescente homossexual assumido - inclusive com uma tranquilidade sobre sua situação que nunca vi em nenhum adolescente, mas ok .. podemos considerar isto licença poética as well. 

A estória ronda os três, sendo que o primeiro é o ator central. Um cara bem retraído, culto para a idade e com uma fixação pela tia que morreu em um acidente de carro - que depois fica melhor explicado. Para ajudar, ele é calouro do ginásio em que está e por causa de sua timidez é zoado pelos fortões-chavões do time de futebol americano quer andam todos os dias, independente do clima, com aqueles casacos de manga de couro (por sinal, já tive um destes e não dá !! São tão quentes que só com temperaturas abaixo de -10 oC seria possível usá-los o dia todo. Mas .. faz parte do processo de esteriotipagem do filme. 

Vários fatos de se desenrolam de forma natural na trama. FAtos muito interessantes e bem amarrados, com dialogos bem feitos e atores muito bem escolhidos para os papeis em questão. Não é à toa que produtor é o mesmo cara que fez aquele filme Juno, que lançou ao estrlato aquela atriz baixinha e muito prolixa chamada Ellen Paige (Juno foi escrito por outra mulher muito boa chamada Diablo Cody). 

TRAILER DO FILME

Bem, em suma, um filme que fui ver para passar a tarde chuvosa de São Paulo e que me agradou muito. Duas passagens chamaram-me atenção: a primeira quando Charlie pergunta ao seu professor por que as garotas sempre escolhem namorados que as tratam muito pior do que eleas merecem e a resposta foi excelente. Ele disse "aceitamos o amor que julgamos merecer". Very insightful !! 

A segunda passagem é no final, quando Charlie e Sam (Emma) est~çao conversando no quarto poucos dias antes de ela ir embora fazer faculdade em Penn State. Ela diz para ele: -- pq vc nunca convidou para sair já que gosta de mim ? Não quero ser musa de ninguém, quero alguém que me ame pelo que sou e como sou. E ele responde de uma forma tão bem colocada que até certo ponto, me vi falando como ele -- eu posso ser quieto, introvertido, mas sei exatamente quem você é. Eu gosto de você do jeito que você é. Só achei que você estivesse feliz com seu namorado e eu ... queria que você fosse feliz. Por isto nunca te chamei para sair. 

Lembrou-me do meu pai, que dizia para mim -- não é porque sou quieto que sou estúpido. 

A crítica negativa é que achei que estes adolescentes muitos bem resolvidos. Bem resolvidos demais na minha parca opinião. Devem ter começado a fazer terapia com 5 anos. Mas enfim, vale ser visto. BN

Nenhum comentário: