domingo, 18 de novembro de 2012

Dia especial

Eh uma preocupacao recorrente que tenho que pessoas que trabalham juntas, compartilham ideias e ideais por um longo periodo de tempo acabem, invariavelmente, perdendo a harmonia de pensamento por causa de fatos cotidianos. Eh mais comum do que parece isto.

Nossos amigos de escola ou de faculdade, completamente alinhados quando estavamos convivendo diariamente perdem-se com o tempo e depois de alguns anos, quando os encontramos, muitas vezes nem nos reconhecemos mais. Para alguns isto mostra que a amizade de fato nunca existiu. Para outros, que isto eh natural da vida e que nossos caminhos sao de fato independentes. Eh muita sorte quando conseguimos carregar amizades por toda uma vida. Eh uma alegria podermos compartilhar sucessos e fracassos com quem sabe de onde viemos, como fomos forjados e o que existe embaixo do personagem que montamos para sobreviver em sociedade.

Quando ficamos adultos, procuramos de novo nossos caminhos atraves dos trabalhos que temos e alguns, conseguem ter por um periodo, a felicidade de achar pessoas tao alinhadas com seus valores e visoes de futuro que acabam por compartilhar isto em uma nova empresa.

Eh o meu caso. Meu socios nao sao meus amigos do peito. Nunca foram e nos encontramos por motivos bem especificos e relacionados a objetivos profissionais. Entretanto, ou por bem, nesta dimensao da vida sempre nos demos muito bem. Tivemos e temos diferencas mas no ambiente de trabalho sempre procuramos trata-las de forma racional e objetiva. Posso dizer que ate aqui tem dado certo.

Ha 8 anos, quando tive meu primeiro filho, achei que esta harmonia poderia ruir. Nao de uma vez, mas devagar porem de ritmo constante, pois sendo eu o mais velho e tendo tido filho antes dos outros 2, tive medo no comeco que nossos interesses se distanciassem com o passar do tempo. Estava errado.

Mesmo com minha preocupacao com a familia, algo que para eles era muito mais tranquilo, nunca tivemos discussoes ou questoes de dificil solucao como alinhamento de interese ou falta de tempo dedicado aos negocios. Durante todo este tempo meu desejo que eles tivessem filhos entretanto somente cresceu. Fazia parte do plano macro de nao perdermos o alinhamento e o interesse pelas ideias dos outros afinal, mesmo sem problemas aparentes, este tema nunca saiu completamente da minha cabeca.

Hoje portanto eh um dia muito feliz para mim. Um deles eh pai a partir de hoje, com 3 anos a frente de quando eu experimentei a paternidade. Tenho certeza que este evento nos deixara mais unidos, pois sera mais um nivel de entendimento que teremos que compartilhar. Daqui para frente, uma outra parte das nossas vidas, alem da empresa, tera valores comuns e interesses semelhantes.

Por um momento achei que isto nunca aconteceria, afinal, a sociedade depois de uma certa idade e do casamento ter durado alguns anos pressiona para que rebentos sejam encomendados. Uma injustica. Ninguem eh obrigado a ter filhos e muito menos ter que responder perguntas do tipo "por que nao" a todo momento. Em parte, foi o que aconteceu com eles. Em certo momento, isto gerou uma natural repulsa pelo tema e comecaram a dizer que nao os teriam. Uma decisao tao valida quanto a decisao de te-los. Foram convictos, eu acreditei e decidi nao tocar mais no assunto.

Ate que veio a noticia. Hoje eh dia 18 de novembro de 2012. Espero que continuemos juntos pelos proximos 20 anos e que possa ter a felicidade de ve-lo crescer. A partir de agora, questoes antes inimaginaveis para quem nao tem filhos, comecarao a tomar forma e terao que ser tratadas dentro da empresa tambem. Eu era a voz dissonante quando necessidades e preocupacoes com a prole vinham tomar forma em nossas decisoes de futuro empresarial. A paritr de hoje nao sou mais. Virei maioria.

Estamos comecando um novo ciclo. Um ciclo onde nao mais construimos para nosso proveito proprio mas para quem deixaremos aqui. Eu ja entrei neste ciclo ha alguns anos e me sinto muito feliz de ter um parceiro nas conversas sobre este tema que certamente virao. Temos um motivo a mais para sermos empresarios e perdurarmos nossa criacao para as proximas geracoes. Temos mais um motivo para continuarmos juntos. Sera ?

- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: