sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A praga do politicamente correto

Depois de ter terminado o volume 2 da serie sueca Millenium, a Menina que brincava com fogo, estou na metade de um livro que espelha muito do que penso sobre o mundo e sobre a vida.

Comprei-o ha alguns meses e como estava envolvido com outras literaturas, estou fazendo isto agora. Uma pena nao ter feito antes. Existem tantas frases e passagens que posso usar na minha vida cotidiana e que explicam a nossa rasa existencia que ate parece piegas falar sobre isto.

O autor, Luiz Felipe Ponde, eh um filosofo moderno que na minha opiniao eh um dos melhores em termos de coragem e capacidade de intrigar ouvintes abestados com seus absurdos nada politicamente corretos. Vejo-me um pouco assim, mas certamente, restrito pela minha capacidade intelectual e cultura. Quando ele o faz, eh muito mais divertido, inteligente e pouco convencional. Afinal, existem poucas coisas mais chatas na nossa vida do que estas pessoas que ficam reproduzindo frases de auto-ajuda fora de contexto com intuito de explicar algo complexo atraves de uma pensamento de banheiro, simples, raso e, na grande maioria das vezes, fetido.

Como estamos rodeados por estes pseudo-filosofos de banheiro, ler algo politicamente incorreto mas corretamente inteligente eh um prazer para a alma e para que meus neuronios possam divertir-se com algo um pouco mais profundo que uma poca de lama cultural.

O livro chama-se GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA FILOSOFIA. Eh composto de ensios sobre temas filosoficos, tratados com imensa sabedoria durante os ultimos seculos por inumeros filosofos, mas que hoje em dia estao na maioria das bocas de pessoas que nao sabem nem o que sao palavras proparoxitonas.

Eh muito divertido.

A crueza com que os temas sao tratados, hoje em dia controversos e nao tratados em rodinhas politicamente corretas, eh de uma perspicacia impar alem de, claro, insights que todos percebemos, mas poucos de nos possuem os argumentos certos para defende-los.

Eh um daqueles livros que da vontade de presentear nossos amigos. Nao tanto para lembrar-lhes da gente, mas para lembra-los que ainda existe salvacao mas que para isto, precisamos sair do armario intelectual que somos desde pequenos colocados.

O ganho inevital de qualidade de percepcao sobre o que nos cerca eh de estourar os timpanos


- Posted using BlogPress from my iPad



- Posted using BlogPress from my iPad

Location:Monte Mor,Brasil

Nenhum comentário: