domingo, 14 de outubro de 2012

Biografia Steve Jobs

Em pouco mais de 2 semanas terminei de ler as 644 paginas da biografia do Steve Jobs, escrita pelo Walter Isaacsson.

Certamente um dos livrso que mais me marcaram nos ultimos anos. Nao somente pelo mais obvio que foi a quantidade de inovacoes que ele criou nao somente quando comecou a Apple, mas mesmo no tempo que esteve fora durante sua vida na Pixar, mas tambem, e mais importante, quando voltou para a Apple, depois de 1997.

O livro nao somente eh uma licao de "accomplishments", ou seja, a capacidade surreal deste cara executar ideias na forma de produtos brilhantes, mas mais importante do que isto para mim, ter feito isto sem ser o dono efetivo de nada, somente atraves de seu poder de argumentacao, persuasao e conhecimento.

No caso dele, mais emblematico ainda, nao tanto do conhecimento formal, algo que ele nao teve na faculdade, mas algo pratico, intuitivo e muito ligado a usabilidade do que as precisam precisam ou querem. Algo simplesmente espetacular tendo em vista que foi uma pessoa provinda da contra cultura em todos os sentidos. Como sera que as areas de RH das empresas olham a vida de Steve Jobs ? TEnho certeza absoluta com que um enorme desdem. Aquele desdem de que somente ele poderia ter feito isto e todas aquelas regras, procedimentos e curriculos exigidos de potencias e presentes funcionarios sao de fato mais importantes do que ter um "Steve Jobs" no time.

Fiquei muito, mas muito feliz mesmo lendo sua biografia e tudo que ele conseguiu somente atraves das ideias, poder de argumentacao e lideranca. Nunca neste mundo uma faculdade de administracao colocara este livro, esta obra-prima, na prateleira dos melhores livros de gestao para os alunos. Por que ? Porque lendo-o, a conclusao obvia eh que de fato nenhuma faculdade de administracao serve para muita coisa, a nao ser para empacotar ideias e podar talentos.

Sera um contra-senso eterno que o melhor livro de gestao de todos os tempos, na minha visao, seja exatamente a antitese do a maior parte das faculdades de administracao - pelo menos do Brasil - vem ensinando aos seus alunos. Nao eh a toa que quando mais procuro, menos acho pessoas competentes, motivadas e soltas para trabalhar comigo.

Os valores estao errados. A educacao formal eh importante, sem duvida, mas nao do jeito que esta sendo dado. Nada eh mais importante do que a criatividade, a inventividade e a capacidade do ser humano de transformar o meio em que vive. E hoje, as faculdades com seus metodos arcaicos de ensino, provas de conhecimento especifico e professores vagabundos estao indo para o lado contrario, empacotando mentes e criando verdades hermeticas sobre conceitos por natureza abertos e interpretativos como economia, gestao de empresas, engenharia, arquitetura.

Nunca tive duvida de que tecnologia por si so nao significava nada. A nao ser que foi acoplada as artes e humanidades. Por incrivle que pareca o livro todo fala exatamente deste juncao. A Apple eh o lugar onde a engenharia, arquitetura e a programacao de softwares encontra-se com a arte, o design e a capacidade do ser humano de extrapolar os limites pre-estabelecidos.

E por que todas as empresas nao sao assim ? Parece-me algo tao obvio, escrevendo desta forma. Dai que entra a genialidade de Steve Jobs. Ele nao era um eximio programador, nem um excelente tecnico e muito menos um engenheiro brilhante. Mas ele sabia colocar suas ideias e trazer pessoas que as entendiam, compartilhavam de seus valores e se intertessavam em ver o mundo com olhos menos tabulados.

Esta pergunta inclusive, que certamente nunca sera abordada em nenhuma faculdade de administracao, onde de fato estava a genialidade de Steve Jobs ? Nas ideias ? Nos processos ? Na persuasao das pessoas ? No carisma ? Na capacidade de antever o mercado ?

Nao sei, mas podem ser varios destes motivos, ou somente um deles, e mesmo, em nenhum. O ponto eh que sua genialidade nao estava no pensamento correto, higienico e a prova de falhas. Havia muitas falhas, afinal, tudo que essencialmente novo nao esta testado e por isto, eh passivel de falhas. Ele nunca as rejeitou e nunca rejeitou as pessoas que o desafiavam, que nao aceitavam suas ideias. Tenho um novo idolo na minha vida que se chama Steve Jobs.

No final, percebemos que o cara era de fato uma praga como pessoa. Dificil de se lidar, perfeccionista em tudo que o rodeava, ate coisas sem importancia como a comida do dia a dia, ou o carro que andava e mesmo as roupas que vestia. Era raivoso, gritava e afastava as pessoas em sua volta pelo seu jeito temperamental. Entoa pq faziam o que ele queria ? Ele nao tinha acoes da Apple, era somente o CEO, podiam te-lo mandado em bora pelo seu temperamento, como fizeram em 1985. Por que nao fizeram ?

Esta pergunta nao esta respondida no livro. MAs na minha humildade opiniao eh porque ele liderava pelo exemplo. Sua furia nao era contra ninguem em especial, mas contra o mal feito, a incompetencia e a tolerancia com produtos e servi;os que nao eram espetaculares. Quando ele foi mandando em bora da Apple em 1985, John Sculley tentou transformar a Apple em uma empresa onde as vendas e os gerentes comerciasi e de marketing eram mais importantes do que os produtos e seus desgins. Deu no que deu e ele quase levou a empresa a bancarrota.

E foi Jobs que com sua visao integrada de usabilidade, hardware mais software e vertiicalizacao da estrutura de servicos colocou a empresa como a mais valiosa da historia. Para mim ficou mais claro que nunca que empresas onde os vendedores possuem uma voz mais relevante dos que as pessoas de produto e design nao tendem a ir muito longe. Ganham dinheiro por um tempo, mas invariavelmente a economia muda, as geracoes passam e os vendedores ficarao sem produtos para vender.

Foque no que voce sabe fazer, e tenha certeza que voce sera o melhor e fara o melhor possivel para que seu produto ou servicos sejam realmente espetaculares. O resto vira com o tempo. E tudo que estiver fora de suas competencias, deixe de lado, nao faca, deixe outra empresa fazer. Talvez vcs possam ser parceiros no futuro.



- Posted using BlogPress from my iPad

Location:Monte Mor,Brasil

Um comentário:

Luciano Castro disse...

bacana, me motivou a ler.
entra pra lista de to do´s