sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cavalinho e Vale da Morte

Hoje ja eh quinta. A semana esta passando muito rapido por causa do dia cheio de atividades. Todas na natureza ou com animais. Ja visitei lugares incriveis mas ontem, foi demais.

Fomos a um lugar chamado Vale da Morte. Comeca pelo nome que os locais entenderam errado. Ha 50 anos um missionario belga descobriu o lugar aqui no deserto e falou que a paisagem era parecida com Marte. DE onde ele tirou isto, nao sei. Mas nao vem ao caso.

Como ele era frances, os locais nao entenderam sua pronuncia e drram o nome de Vale da Morte, nao Vale de Marte. O lugar por si so eh espectacular. A historia dele comecou a 23 MM de anos atras - vale lembrar que o homem tem 200.000 anos de historia - quando uma movimentacao brusca das placas tectonicas da regiao se chocaram com tanta forca que nesta parte do deserto o choque fez com que se inclinassem 90 graus. Isto mesmo. O que era piso virou parede.

Desta forma, sao elevacoes de rocha verticais com 23 MM de anos e varios graus de sedimentacao de solo vistos na vertical. No meio deste vale estao dunas imensas de areia fina e marrom, produto de um composto de argila, sulfato de calcio, carbonato de calcio e litio.

Por sinal, esta historia de litio e muito legal. Como o litio eh encontrado em muita concentracao nas lagoas da regiao, o sol escaldante faz com que evapore junto com a agua permeando todo o ar. Sabemos que esta molecula quimica eh usada para acalmar as pessoas e por isto, o pessoal local diz que eh um dos motivos que todos por aqui sao tao tranquilos e felizes. Por causa do excesso de litio do ar que da um certo barato. Nao sei se isto e possivel, mas vou pesquisar. A explicacao pelo menos eh bem criativa.

Voltando ... as dunas ficam entao apoiada sobre paredoes e por isto descem ate o solo em angulos que chegam a 75 graus de inclinacao. A areia, muito fina, pura e com uma cor marrom argila nao mantem o calor do sol devido ao espacamento entre seus graos e por isto, por incrivle que pareca, quando colocamos o pe .... alem de afundarmos ate os joelhos, sao geladas. Mesmo com a incidencia do sol do deserto. De fato, olhando de cima, parece um mar de areia. Ela eh tao fina que um deslocamento logo se molda ao novo lugar deixando a massa homogenea, como se ninguem a tivesse mexido. Nada menos que impressionante e de uma beleza impar.

Esta foi a parte que mais gostei. Fomos a tarde.

De manha fomos andar a cavalo. Foi uma passeio ao redor do povoado de San Pedro e vilas arredores. Tudo muito pobre, com casa feitas com tijolos de barro e tetos horizontais. Como nao chove aqui e nem neva, eh desnecessario fazer um teto inclinado, pois nada vai escorrer. A terra eh de fato muito seca e os rios que passam tem pouca agua e ainda salgada. A producao agricola eh muito carente, justamente pelas condicoes da agua e do solo. Ontem o guia na cavalgada disse que algumas propriedades produzem milho. Deve ser uma producao pifia, pois com este calor e o ph da agua .... nenhum milho de mta qualidade da aqui.

Meu cavalo tinha personalidade. Era o mais alto de todos, por motivos obvios, e nao gostava muito de seguir ordens. Tive que mostrar com forca quem estava no comando o que no comeco, me assustou um pouco. DEois andei numa boa. Achei o passei chato pois apesar de passarmos por decidas, subidas e rios .. por causa do grupo, andamos muito devagar Depois de 30 minutos eu ja queria sair correndo. Meu cavalo tambem se encheu. Se eu soltasse a redea o bicho comecava a trotar.

Quando cheguei perguntei ao guia se havia um passei onde pudessemos correr. Fui vetado e claro, nao gostei. O guia disse que ainda nao tinha dominio do cavalo suficiente para fazer um caminho com corrida. Odiei esta resposta. Eu andava em cavalo direto no pelo em Goias e BH. Ninguem nunca me ensinou. O cara me da um cavalo grande e com personalidade. Eu domino o bicho ... mas nao tenho condicoes de cavalgar ? Poupe-me. Nao gostei nem um pouco. Por isto, tenho duas opcoes. Faco uma nova aula mostrando que posso correr sim, ou ligo o foda-se e vou fazer outras coisas. Nao sei ainda o que vou fazer.

A noite fomos no observatorio do hotel. O mais potente observatorio amador da America Latina. Vimos saturno, a constelacao de escorpiao e a estrela Alpha Crux, a mais brilhante do ceu. Que nao realidade sao duas muito perto, que vistas daqui da Terra. parece uma so. Gostei muito. A explicacao do guia foi muito boa e tivemos um momento muito fora do normal.