domingo, 29 de julho de 2012

Ferias de uma semana

E aqui estou eu de novo de ferias. Parece que as tiro sempre, mas na pratica, o fato eh que quase nunca. E para sair, como sempre estou envolvido ate o ultimo fio de cabelo com meus negocios, eh um sofrimento. Sempre digo que nao quero. Depois que entro no aviao entretanto e vejo que nada vai desmoronar sem minha presenca, relaxo e ja nao quero mais voltar. Ate mesmo eu penso ... que nego louco !!

Viagem para ser legal precisa ser feita com estilo. Nada de viajar economizando dinheiro. Isto eu ja faco em sao paulo, olhando planilha e controlando custos. se eh para viajar olhando para carteira, melhor ficar em casa.

apesar de ser uma viagem curta, de somente 4 horas, a lan chile nao disponibilizou desta vez classe executiva. entao viemos de gado mesmo. nada contra a nao ser que fui colocado no meio e sou meio grande para ficar nesta posicao incomoda. Depois da metade do voo peguei uma revista Veja e passei o resto da viagem trucidando-a. Li toda a revista que por incrivel que pareca esta semana esta otima. Tem uma materia sobre o filme novo do Batman que esta muito bem escrita. Como fui ver a estreia no dia anterior, tava tudo bem fresco na minha cabeca. Nao precisa dizer que o filme apesar de longo, 3h, eh incrivelmente legal. Mas vindo de mim, isto eg esperado tendo em vista que sou consumista de todos os filmes de super herois.

Depois de 4 horas chegamos a Santiago do Chile a uma temperatura media de 6 graus Celsius. Excelente frio. Nao quebra ninguem e um casaco resolve bem o problema do frio. Estava exausto nao pelo dia, mas por ter ficado tanto tempo na mesma posicao em um aviao. Um horror. Deviam proibir este tipo de desconforto.

O Hotel que estamos eh muito bom. Do mesmo tipo do que ficamos em Milao, ao lado do Duomo, um hotel design, cheio de coisinhas, poucos quartos, comida espetacular e localizado em um lugar incrivel, ao lado da casa de Pablo Neruda aqui em Santiago. Chama-se THE AUBREY e recomendo para todos que quiserem vir, pois eh muito facil de chegar e da para andar por tudo aki perto.

Mas nao ficamos por aqui. Depois do cafe da manha fomos visitar uma estacao de esqui, Vale Nevado, uma das unicas com neve por aqui, tendo em vista que nao neva ha 2 meses, no periodo que deveria estar cheio de neve. Algum significado nisto ? Talvez. O mundo todo estava passando por uma aquecimento sem precedentes e ano que vem podemos ver uma dar maiores faltas de graos que ja tivemos. A maioria dos paises produtores esta sofrendo com a seca. Comecou no Brasil, na regiao Sul, onde a seca matou varias plantacoes de milho e trigo.

Ja ouvi dizer que na India, periodo este que deveriam estar plantando, as moncoes, correntes maritimas importantes para a irrigacao, nao vieram ainda. Estao de 2 a 3 meses atrasadas e isto vai causar uma falta enorme de grao na Asia. A india eh um grande produtos de commodities agricolas. A mesma coisa na China. Nao precisamos ir tao longe. Os precos de soja, milho e triho nos mercado futuros nunca estiveram tao altos. O que certamente eh um sinal de escassez. E vale notar que alimentos e seus precos sao agentes inflacionarios e por isto, podem esperar pressao de inflacao ano que vem. SE somarmos a isto a emissao de moedas no mundo todo e as economias do paises da Europa devagar quase parando, talvez tenhamos um 2013 cheio de emocao. Mais do que 2012.

Segundo nosso motorista na quarta esta prevista neve la e dia 15 de agosto chegarao os membros das equipes de esqui de varios paises europeus para treinarem nas pistas de Vale Nevado. O lugar eh demais. E para mim ainda que nunca tinha visto neve, mais ainda. Tiramos varias fotos. O frio estava bem aguentavel e por isto foi uma experiencia otima. Dormi no carro na volta, mesmo a estradinha sendo pedra. Pega aquela serrinha de Ubatuba e deixa ela alguns kilometros maior. Eh assim a estrada para chegar a Vale Nevado.

Chegamos agora. Como partimos amanha para o deserto do Atacama, vou ver o que vamos fazer hoje a noite. Domingo nao existem muitas opcoes, entao talvez vamos ate algum shopping ver as lojas, jantar e comprar uns vinhos .. que sao beeeeem baratos aqui. Tambem so isto, viu !! O resto to achando bem caro. Nem vou falar quanto custou nosso jantar ontem aqui no Hotel para nao estragar o resto da viagem.