sábado, 14 de julho de 2012

Vontade, mas sem inspiração

Acordei hoje com vontade de escrever.
A questão é que to sem inspiração. Não sei o que ou sobre o quê. Tentei ler os jornais, para ver me inspirava, mas não achei nada de emocionante. Fui ver TV, mas como imaginava, lamentável a qualidade dos programas e como são chatos. Poderia ficar horas escrevendo sobre isto: a inutilidade da televisão na vida pessoas; mas não vou. Acordei com vontade de escrever, não de reclamar.

Para este meu projeto novo que estou inventando fiz um roteiro. Tipo um roteiro de filme, para uma pequeno curta de 3 minutos que ficará na capa do site para explicar para pessoas sobre o que é e para quais problemas foi feito para resolver. Achei muito bacana e simples o que foi escrito pois em parte, é até auto-biográfico. É como minha vida foi se acomodando depois que tive filhos. Mas o narrador não sou eu, mas uma mulher. Uma esposa, se assim posso colocar.
À partir do começo de agosto entramos na fase dura do projeto que é o desenvolvimento. Tanto pela parte mecânica, de mão na massa, quanto pelos limites tecnológicos versus a capacidade financeira de fazê-los. Entretanto, esta parte de aplicação da idéia ao mundo real é o que mais gosto. Como já disse antes, não nasci para ser cigarra, por isto minha vida e quem eu sou é muito definido pelo que faço e como explico isto às pessoas. E por isto, o produto deste desenvolvimento terá a minha cara, a minha marca e como eu penso sobre este tipo de problema. Bem como, como vejo a solução. Sou mais um operador de soluções. Sinto-me confortável nesta posição de resolvedor, decisor. Sei que tem gente que sofre com esta função, mas para mim vem naturalmente. Como uma coisa que eu nasci para fazer. Não me incomodo com os riscos de imagem e nem com decisões erradas, afinal, algém precisa tomá-las.
A questão que me incomoda é a forma como a informação é passada, no caso, minha responsabilidade; bem como seu impacto em quem escuta. Tomar decisões que impactam somente sua vida é mais fácil, afinal, vc se entende. Agora a posição de líder de uma equipe, com pessoas diferentes, é mais complexa, pois apesar de eu gostar da função tenho ciência que durante anos não estava talhado para este cargo. Não tanto pelo meu perfil mas pela minha incapacidade de interagir construtivamente com os outros. Tenho certeza que muito disto veio da minha formação em casa, onde meu pai era um líder autoritário e um pouco messiânico, muito culto e carismático, porém com viés tirânico - façam o que eu quero, sempre. E assim que comecei minha vida, com este tipo de exemplo. Não estou questionando, somente analisando.
Demorei anos para criar meu próprio perfil e acredito piamente que ainda nem estou perto de entender como esta dinâmica funciona. Aprendi na marra que ser mais leve, participativo e OUVINTE, dá mais resultado prático. Mas mesmo assim, em termos de leveza, em uma escala de 1 a 10, me coloco como 2. Sou ainda pesado para caramba. E este negócio de ouvir, acho que nunca vou aprender o exato teor desta qualidade, pois depende muito do meu humor e da capacidade do outro lado falar de um jeito que nao canse. Muitas variáveis para serem colocadas em pauta. Certamente, pessoas geneticamente talhadas para isto, para mim pelo menos, possuem um valor enorme.
De forma geral estou bastante contente com esta minha iniciativa de criar um outro negócio baseado em internet. Depois da primeira tentativa frustrada por motivos que não valem aqui destacar, acredito que agora o negócio possa realmente funcionar como eu quero que funcione. Isto passa, sem dúvida, pela minha capacidade de escolher as pessoas certas. Algo que desenvolvi melhor neste últimos anos. Estou feliz com as escolhas que eu fiz até agora. Quero ver se continuarão acertadas ao longo do desenvolvimento do projeto. Outra coisa que aprendi: se não der certo troque. O quanto antes e rápido. E crie condições estruturais para isto, com modelos flexíveis baseados em performance.
Bem, hoje a família toda chega no final do dia. Vou aproveitar bem este dia de hoje onde estou ouvindo muito silêncio para quando eles chegarem eu estar bem.
Daqui a pouco, cineminha.

Nenhum comentário: