sábado, 7 de julho de 2012

A vida acontece e a escrita não acompanha

Desde que voltei de Harvard não entrei para escrever o que tem acontecido por aqui. Minha vida se resume para os outros a um eterno trabalhar muito. Não entro no mérito do que estou fazendo, para quem e qual o objetivo. Ainda tenho severas restrições contra pessoas palpitando na forma que eu levo minha vida e como e porque tomo minhas decisões. Perguntas demais, ações de menos é o que invariavelmente vira uma conversa destas.

Ouvi uma frase do Luiz Carlos Mendonça de Barros há 1 mês que se aplica muito bem para mim: "tem gente que nasceu para ser formiga, tem gente que nasceu para ser cigarra. Brasileiro, nasceu para ser cigarra". Sou uma exceção a esta frase, por isto me chamou tanto a atenção: tenho certeza que nasci para ser formiga, existencialista total, como diria Sartre, pois sem sombra de dúvida o que eu faço é o que me define. Por isto, o que posso dizer é que não escrevi mais aqui não por falta de novidades ou porque não tenho feito nada de interessante, mas porque não tinha paciência de organizar tudo em idéias sintéticas e lógicas de forma a tornar minha existência mais agradável, sequencial e previsível para quem lê.
Por que esta volta repentina então ? Porque várias das coisas que andei inventando estão tomando forma. Do mesmo modo, depois que voltei de Harvard, várias idéias sobre os negócios que temos também começaram a ser colocados em prática nos últimos meses e o que posso dizer é que o shape da minha vida para os próximos anos está mudando. Terei uma vida diferente e se der certo, tão ativa e criativa quanto, mas desta vez, focada onde precisa estar, e desfocada onde não sou tão necessário .. porém sem perder a paixão pelo que faço 1 minuto sequer.
Estou super empolgado com estas mudanças auto-proclamadas, pois além do próprio status quo, estou inventando novas formas de fazer as mesmas coisas, e adentrando em áreas e discussões que há anos não entrava; este tipo de desafio me estimula demais, e pensar fora da caixa, sair da mesmice do dia-a-dia é o que me impulsiona a acordar de manhã e ir pro escritório. Ou, escritórios, se posso assim dizer.
Continuo lendo muito. Este ano já li 5 livros, o que para mim é bastante, tendo em vista que parte importante do meu trabalho é ler, ler e ler análises de empresas, relatórios, revistas, etc, etc, etc ... Então, quando digo que já li 5 livros este ano, para o meu filho significa o que ele fala para mim sempre: "pai você só lê !? Tá sempre lendo alguma coisa e com um livro ou relatório do lado. Pára de ler um pouco !!".
O último terminei nesta semana. Uma revisão de um livro de investimentos em valor que será publicado no Brasil em breve. Escrito orignalmente em espanhol pelo meu amigo Alvaro Vargas Llosa, "Os Principes do Valor" é o primeiro livro de Value Investing para a América Latina e países da língua espanhola. Um livro muito bem escrito que traça um panorama dos maiores e melhores investidores dos últimos 100 anos e porque todos eles estão classificados como investidores de valor. No meio disto, o Alvaro ainda fez a gentileza de colocar uma curta história de 2 empresas de investimento focadas no mesmo tipo de filosofia: a BestInver, da Espanha, uma empresa excepcional e com resultados espetaculares; e a Orbe.
O que claro, deixa-me muito envaidecido, e mais preocupado ainda com a resposabilidade imensa que temos nas mãos. Quando um livro, neste caso, um capítulo, é escrito sobre você e suas idéias, nada mais é igual. Automaticamente, para um grupo pequeno de leitores, seremos uma referência e nossa história, por menor e mais insignificante que seja estará guardada para posteridade. Algo que me deixa muito orgulhoso por ser sócio de quem sou e poder tê-los ao meu lado nesta pequena marca que deixaremos em um planeta de 200 MM de anos, onde os homens estão há somente 200.000, e n´s especificamente, 80 talvez.
Além disso, será um livro excelente para qualquer pessoa que desejar aprender um pouco sobre a melhor e mais eficiente forma de investir dinheiro inventada até agora. O Alvaro escreve divinamente, não desqualifica em nada a história da família a que pertence, transformando um tema áspero em algo muitpo prazeiroso. Estou ansioso para este lançamento e acredito que está próximo. Nem sei como será a capa ainda, e nem se o nome no Brasil será o mesmo do em Espanhol.

Nenhum comentário: