quinta-feira, 22 de março de 2012

Harvard, OPM, chega ao fim o segundo modulo

A ultima que vez que postei algo foi ainda quando estava em NY. Ha exatas 3 semanas. Neste periodo que passou vim pro curso em Havard, OPM. Muito trabalho, muita leitura, pouco tempo sobrando mas muita, mas muita diversao.

Em que termos, haja visto que meu objetivo eh estudar ?

Mais uma vez fico pasmo com a qualidade do aprendizado que tive aqui. Coisas que certamente, em uma consultoria, custaria muito dinheiro, foram passadas para nos pelos caras mais entendidos de seus assuntos e muito respeitados aqui nos Estados Unidos e alguns, no mundo. Nao eh barato vir para ca, mas vale cada Dolar que paguei. Nao existe nada mais inebriente para uma mente faminta do que estar em um ambiente como este.

Alem dos professores, do conteudo e da forma que as aulas sao dadas, existe um quarto componente muito importante que sao os alunos. O grupo que eh formado por pessoas do mundo todo, responsavel pela maior parte dos momentos de estudo nestas 3 semanas. Eh intenso. Alem de uma media de 3 aulas por dia ... por sinal, tivemos varios dias com 4 aulas neste modulo, temos que ler uma media de 3 casos e discuti-los com nosso living group toda a noite por cerca de 2 a 3 horas.

Cada caso tem por volta de 7 paginas, em ingles, focado em como os negocios acontecem, fraquezas, pessoas, estrategias, distribuicao e decisoes. Nao eh como ler um livro, mesmo porque precisamos ter visao critica para podermos discutir com nossos grupos. Desta forma, um grupo ruim piora exponencialmente a experiencia de estar aqui.

Meu grupo neste segundo modulo foi muito bom mais uma vez. Pessoas comprometidas, capazes e que como eu, viam como um aprendizado a interacao com pessoas de outros paises, outras culturas e experiencias. Nao foi assim com todo mundo. Ouvi varias reclamacoes de falta de interacao e interesse dos membros dos grupos. Tambem vi varias pessoas que apesar de terem investido muito dinheiro para estarem aqui, nao deram o valor correto para esta experiencia.

Nao estamos aqui para ir para balada toda noite, nem para sair para jantar dia sim, dia nao e muito menos para ficarmos envolvidos com assuntos alem dos que temos que aprender aqui. Viemos para termos uma nova experiencia e nos aprofundarmos nestes temas de forma a encontrarmos saidas para problemas e novas ideias para nossos negocios.

Este curso nunca poderia ser feito por alguem medianamente engajado. Um funcionario qualquer, sem relacao direta com o equity da empresa que trabalha ou mesmo, algum herdeiro que nem sabe de onde veio o dinheiro. O amor pelo negocio e pela vida de empresario norteiam as pessoas aqui. A grande maioria esta aqui para aprender nao porque seja mal sucedido e quer ver o que estar fazendo errado ... nada disto, convivi estas 3 semanas com 160 pessoas do mundo todo muito mais bem sucedidas do que eu. Caras que venceram em seus paises e fora deles, e nem por isto pararam no tempo. Estao aqui, ralando, querendo mais. Isto nao tem nada a ver com trabalho ou com dinheiro. Isto tem a ver com amor ao jogo. E eh isto que torna esta experiencia tao incrivel. Estudar um assunto que voce adora, com gente que gosta dos temas tanto quanto vc. Quando tivemos isto alguma vez na vida? Eu, posso garantir, nunca tive.

E isto tudo ainda gera satisfacao e relacionamento, um ativo fundamental no mundo de hoje. Estou saindo daqui mais proximo ainda das pessoas que conheci ano passado. Conheco mais do que fazem, quem sao e quais seus valores. Vejo-os melhor e por isto, posso entende-los melhor tambem. E entede-los me ajuda a entender a mim mesmo e minhas motivacoes. quando os vejo e me relaciono com eles, estou de fato relacionando-me comigo mesmo, vendo-me e me julgando a todo momento.

Perto deles sinto-me uma formiga. Sinto-me pequeno vendo por quanta adversidade ja passaram para construirem seus negocios e quantas licoes ainda tenho que aprender. Sinto-me uma crianca no parque de diversoes pela primeira vez. Usei tanto lapis, papel e cordas vocais aqui em 3 semanas quanto usei em 5 anos de engenharia. Por mim, ficava mais tempo. Tenho ainda muito o que aprender.

Mas preciso ir. Parte do processo eh aplicar em casa o que temos visto aqui. E a beleza deste pessoal tambem eh o que eles fazem quando nao estao aqui. Por isto que ano que vem tem mais 3 semanas. Vamos estar de novo perto e vendo como nossos negocios evoluiram.

Este curso deveria ser 3 semanas por ano para sempre. Para mim, seria o ideal. Aqui sinto-me parte de algo maior, algo pelo qual faz sentido estudar, trabalhar e ser melhor. Estar com os melhores me faz querer ser melhor que eles. Se precisasse encontra-los todo ano, como viveria sem dizer-lhes quao bem meus negocios estao indo, como minha familia esta crescendo e dando sustentabilidade para esta vida que construo. Ia ter que melhorar sempre.

O efeito disto tudo eh que estou saindo daqui muito feliz. A vida eh curta para um monte de coisas chatas e sem sentido que temos que fazer. Muitas vezes acho que faco mais coisas que nao possuem qualquer valor do que coisas que de fato facam alguma diferenca. Isto me faz questionar muito minha propria vida. Vir para ca eh a prova de quem ainda existem coisas que valem a pena, conhecimentos e interacoes que valem a pena serem aprendidos e regados. Para mim, estou em um outro planeta. Espero que consiga dar esta experiencia aos meus filhos. Tenho certeza que meu legado estara completo se eles se sentirem como eu estou me sentindo agora.

VALEU POR ISTO, PAI !!
Vc eh muito responsavel pela vida que eu tenho hoje. Fez um bom trabalho.

Fui.



- Posted using BlogPress from my iPad

Location:Dr Paul Dudley White Bike Path,Boston,EUA

2 comentários:

Luciano Castro disse...

Olá, Fernando!
Inspirador esse seu post, parabéns.
Muito bacana esses cursos em q se encontra pessoas de tão bom nível. Promove uma reciclagem motivacional muito benéfica.
abraços!!!

Unknown disse...

Sabias palavras!!!
Me aceitaram para o OPM 49 de maio 2015. Estou buscando mais informações ao respeito do curso para me preparar.

Espero que a minha experiencia seja tao boa quanto a sua!!

Abraço!!