segunda-feira, 20 de junho de 2011

2 documentários


Este final de semana, além das leituras obrigatórias, como VEJA e os jornais, vi dois documentários ainda não lançados no Brasil. Sinceramente, acho que nem serão lançados. O primeiro chama-se BIGGER, STRONGER AND FASTER e o segundo, THE SINGULARITY IS NEAR. Li um texto também muito interessante sobre risco, de um gestor de fundos americanos chamado Howard Marks, da OakTree Capital Management.

O primeiro documentário fala sobre a obsessão americana pela perfeição, ou sendo mais específico, a obsessão por ganhar a qualquer custo. Este pano de fundo é colocado na figura dos body builders e é um pouco autobiografico, pois o diretor do filme e seus irmãos fazem também parte da história como body builders e tomadores de esteróides.

O documentário coloca o uso indiscriminado de esteróides no centro da filosofia americana de ser sempre o melhor, independente do que tenha que fazer para atingir este lugar. É muito interessante, pois mostra com clareza a psiqué deste segmento e como são levados pelos políticos, marketing das empresas e pelo próprio formato da competição interna a pensarem de forma amoral e injustificada. A questão é que para os caras do filme, eles estão certos e como todo mundo mente, porque eles também não podem ? Uma sociedade disfuncional e manipulada que encontra os mais diversos motivos justificáveis para se fazer algo errado.

O segundo é sobre um inventor americano muito bem sucedido e bastante maluco chamado Ray Kurzveil que fala sobre SINGULARIDADE, ou seja, que em breve vamos nos fundir à tecnologia para melhorarmos nossa performance física e intelectual. Vale a pena clica no link acima e ver a biografia do cara. É genial mesmo. Ah ! E o cara não quer morrer e tem uma obsessão meio mórbida sobre o pai, querendo trazê-lo de volta dos mortos ... sei lá, cara malucão.

Nenhum comentário: