sábado, 23 de agosto de 2008

Será que consertamos ?

Estamos há algum tempo mudando o Balance. Ele havia ficado de fato muito ilíquido na sua ponta comprada, deslocando a correlação com a ponta vendida para patamares não esperados e pior do que isto, para algo como "uma carteira não explica o andamento da outra".

Fomos relapsos, mas a tempo conseguimos ver isto e resolver, aparentemente o problema. Estou bastante contente com a forma que lidamos com este problema e a maturidade dos sócios para aceitar as críticas quanto ao descolamento das carteiras e os maus resultados. Mais do que isto, em nossa última reunião somente sobre este assunto fomos duros com relação às críticas e duros conosco e nossa forma de lidar com a estratégia. Ninguém espanou e lidamos com isto com a mais alta seriedade.

O efeito acho que pôde ser sentido nos meses de junho e julho, mas sem dúvida, o efeito final das mudanças deu-se neste mês de agosto. O fundo está indo muito bem, com níveis de volatilidade mais perto da história incrível de sucesso que a estratégia tem.

Acho que voltamos ao game e quem nos abandonou no meio do caminho vai voltar; mas com regras novas. Preciso inclusive pensar nisto, pois sem dúvida, os resgates tiveram impacto nos resultados.

A pergunta que fica é: teríamos tido esta atitude madura, objetiva e assertiva se não tivéssemos passado pelo que passamos, e nossos principais parceiros e apoiadores não tivessem decidido abandonar o fundo ? Preciso pensar mais nisto, mas acho que não. Estávamos anestesiados pelo sucesso.

Por mais preparados que fôssemos, a máxima de que somente aprendemos com nossos erros acho que é a que fica. Somos sem dúvida melhores hoje do que há 6 meses atrás. A duras penas, aceito isto ! E também não quero passar pelo que passamos de novo. Vou tentar aprender mais com os erros dos outros, por mais falácia que isto possa parecer.

Fui !

Nenhum comentário: