sábado, 19 de julho de 2008

Zurich e Londres, tanta diferença em tão pouca distância


Estou em Londres. Terceiro dia. Passei antes por Zurich, onde fiquei 2 dias. A viagem de Milão a Zurich, de trem, passando pelos Alpes, é algo indescritível de bonito. Uma viagem tranquila e muito bonita. Não sabia que todas as cidades da Suiça eram formadas às margens de lagos e paredões montanhosos. É realmente um país que mais parece um cenário de filme. Ainda mais para quem vem de São Paulo ... aquela lindeza .... !!!

Zurich está definitivamente na lista de cidades que quero morar (esta das fotos). Cidade linda e muito tranquila. Pessoas educadas, felizes e com uma qualidade de vida que nunca vi em outro lugar que já visitei. No centro, na Banhofstrasse (strasse = rua em alemão), as ruas e calçadas se intercalam sem diferenciação. Imagino que seja porque todos andam de bicicleta no meio das pessoas entre ruas e calçadas de asfalto negro muito, mas muito limpos. Ah! Alemão é foda .... não dá para entender nada do que eles falam.

As ruas são facilmente diferenciadas pelos trilhos de bonde, que passam pela cidade toda levando todos a todos os lugares da cidade. Governantes deviam ir mais a cidades como Milão, Zurich e Paris. Ao invés de se criar regras para evitar o trânsito, poderiam pensar em motivos para os cidadãos não terem carros ou, se tiverem, não usá-los.

Transporte público de qualidade é definitivamente um catalisador deste tipo de coisa. Andei de bonde, metro, trem urbano e taxi. Certamente o mais incômodo, demorado e caro foi o taxi de Londres. Resumindo: nada melhor que o bom, barato e capilarizado transporte público para tranformamos pessoas em cidadãos. Coisa que quem assume o governo paulista ainda não percebeu. Ou nunca percebeu.

E o cuidado com a cidade é incrível. Não tem uma sujeira, um papel, uma bituca de cigarro na rua. O lago que envolve a cidade é incrivelmente limpo. Soube por um cidadão local que a regulamentação para poluição no lago é super rigorosa e severa para detratores. É incrível, mas todos nadam, navegam, relaxam no lago ... e, da calçada ou do barco que o circunda, é possível ver seu fundo de tão transparente. Vou falar de novo: é possível ver o fundo do lago de qualquer ponto da cidade que vc olhe para baixo. Igualzinho ao Rio Pinheiros, certo ?

Tem patinhos, gaivotas, pombos que parecem porcos de tão gordos de bem alimentados. Fui informado que é a melhor qualidade de vida da Europa e que o sistema de fundo de pensão é o mais bem feito e eficiente. De fato, não parece existir pobreza, desamparo ou qualquer outro tipo de mazela social atribuída pelos mal economistas da Unicamp como sendo provindas do Capitalismo. Mais capitalista que a Suiça ? Dúvido ............

Bem, sai de lá de avião, British Airways, por um aeroporto que mais parece o filme Minority Report. Depois do check in pegamos um trem que nos levou ao terminal. Trem subterrâneo que serve só ao aeroporto. Tudo limpíssimo, espaçoso e com todas as pessoas muito educadas e sorridentes. Pela primeira vez vi uma cidade onde o trabalho de fato dignifica o homem.

Bem, estou em Londres agora.
Bem diferente. Digamos que uma NY piorada. Meio caos.
Mas o sistema de Metro é animal. Muito bom, eficiente e NO HORÁRIO. Não existe atraso.

Mas depois falo mais sobre isto.
Amanhã to indo embora.

Um comentário:

Anônimo disse...

estive na suiça , começando por milao com objetivo de correr por alguns locais da italia , isso por um mes! fiquei tao apaixonado por tudo que encontrei em zurick que acabei ficando por la por todo periodo de viajem que tnha! nao ha descriçao exata do que e aquilo , mas posso ate chegar em dizer que estamos dentro de um cartao postal 24 horas por dia!