domingo, 10 de março de 2013

A riqueza de uma vida organizada

Acho que o maior legado do desenvolvimento eh a organização. Parece simples, mas se pensarmos em todas as nuances desta simples palavra, as variacoes tornam-se infinitas.

Eh exatamente o que sinto quando chego em NY. Mesmo no meio do caos de gente, carros, onibus e milhoes de lojas que nao nos deixam tirar o olho, sinto que consigo andar sem me preocupar com o basico, algo impossivel no Brasil.

Sei que nao vou ser assaltado, sei que nao tera um buraco na rua que vai quebrar minha perna e sei que se nao olhar pro chao (e poder contemplar a cidade) nao pisarei em um coco de cachorro ou trombarei com caixas e sacos de lixo no meio das calçadas. Parece que no Brasil tudo que pedimos eh muito, quase impossivel de se fazer pois requer muitos recursos e pessoas. Aqui, eh dado !

Ninguem pensa em como eh a vida sem isto. Todos estao calmos, passeando com seus filhos, olhando as vitrines ou sentados em um cafe dentro de uma livraria folhando alguma coisa que os interessa. Nem passa pela cabeça desta galera os perrengues que temos que suportar no Brasil se quisermos simplesmente CONVIVER com a cidade e ao redor das pessoas.

Nunca andei no centro de Sao Paulo. E sinceramente, nao acho que esta me fazendo falta. Entretanto, em todos os lugares que eu vou, faço questao de andar pela cidade toda. Pegar o menos possivel de transporte motorizado e sentir o clima e a vida como ela eh. Algo que sinto uma falta incrivel no Brasil.

Nao eh normal comprarmos carros blindados porque ficamos ricos com nosso trabalho. Nao eh normal nao andarmos pela cidade com medo de sermos assaltados. Nao eh normal nao termos calçadas largas para podermos ver a paisagem e interagirmos com outras pessoas. Aqui, na rua, todo mundo eh igual. No Brasil, existem os dentro do carro e os fora do carro. E mesmo entre o primeiro grupo, ainda existe mais uma segmentacao: os de carro blindado e os sem carro blindado. Como se nao bastasse, neste subgrupo, ainda existe outro: os de carro blindado com seguranças e os de carro blindado sem segurança.

Meu Deus ... no final, o coitado que trabalha 60 horas por semana e tem uma vida desgraçada, ainda eh o mesmo que eh assaltado nas ruas, que pisa no coco de cachorro, que cai no buraco, que nao tem dinheiro para se proteger do pais que ele vive como o resto da população.

Nossa vida no Brasil eh isto:_ trabalhamos para termos dinheiro e nos protegermos da vida que somos obrigados a ter. Moramos em casas que parecem fortes do exercito, andamos de SUV's blindadas, nao confiamos em ninguem, politicos so cuidam deles mesmos e quem resolve jogar merda no ventilador e virar bandido, nao vai para cadeia e nao recebe punição.

Viver no Brasil eh muito ruim. O clima eh bom. Mas mesmo assim, ta ficando ruim, pois a cada ano que passa ta mais calor. As mulheres sao lindas, mas nos outros paises tambem são. As leis nao funcionam, a educação das pessoas eh uma calamidade, viver nas cidades eh um caos. Nao convivemos, somente sobrevivemos da melhor maneira possivel.

Ontem caiu uma chuva de verao em Sao Paulo. Que todo ano cai igual. E de novo, inundou tudo !! Quase perdi meu voo. Puta stress. Para que ? Mas nao pense assim, Fernando, vc precisa ganhar dinheiro e dai tera seu proprio jato !! Caraca ... casa parecendo castelo, carro blindado, meu proprio avião ... que merda eh esta ? E as pessoas acham o maximo este tipo de vida. Isto virou sonho de consumo. Eh sinal de status, importancia, riqueza.

Sinto muito, mas riqueza para mim eh criar meus filhos sabendo que nao serao assaltados se sairem de casa sozinhos, e morar em uma casa sem muros e cercado de guardas e poder ter uma vida onde as preocupaçoes com a sociedade, familia e patrimonio sao as mais importantes. E nao as preocupações de neanderthal que temos hoje.

Dia da consciência cidadã. Vamos fugir do Brasil e deixar estes politicos FDP ganharem seu proprio sustento.




- Posted using BlogPress from my iPad

Location:5th Ave,New York,Estados Unidos da América

Nenhum comentário: