Tratar adultos como crianças, dizendo o que eles devem ou não fazer, realmente é algo que não concordo. É um passo para trás.
Cada um se responsabiliza pelo que faz, e é avaliado por isto depois. SE a avaliação está incompleta, vamos melhorá-la. É o que nos separa dos macacos: nossa capacidade de julgamento.
Ok, a empresa está ficando maior, os analistas perdem muito tempo com isto ? Os gerentes comerciais ficam no FB ? Concordo em pegarmos mais pesado com isto, mas não desta forma. Avaliemos duramente estes itens então ? Vamos todo semestre pegar uma lista de tempo gasto em sites e discutir com todos na hora do bônus.
Ah ! Mas isto não dá …. Bem, este é um outro problema.
Censurar, para mim, em todos os sentidos, é foda. E não é por que se faz na Bain, ou na UNILEVER, que eu entendo.
Mesmo porque a repercussão de uma decisão destas, de censurar, de cima para baixo, com critérios pessoais e relativos é muito complicado e com desdobramentos muito ruins para a empresa e para nós mesmos.
Afinal, quem decide o que deve ou não ser visto e acessado ? Baseado em que critérios ? Valores pessoais não podem ser usados como critério de censura.
Ok, então sejamos objetivos, a censura será por motivo.
E bloquear a AMAZON tem qual objetivo, qual motivo ? Alguns motivos podem até ser óbvios, mas ainda assim são baseados em valores pessoais, sem critério objetivo.
E isto, como disse, é muito perigoso para quem somos, para a empresa e para o ambiente de trabalho. Somos remunerados pelo que fazemos e nossa CAPACIDADE PREVER O FUTURO, pois é isto que tentamos fazer aqui.
PREVER O FUTURO sem informação desconexa, sem sentido ? Talvez hoje não faça sentido. Mas no futuro, talvez faça. E isto dá margem a muitas discussões que é melhor nem entrar.
Como por exemplo, se vamos bloquear o MSN também, afinal, tem meia dúzia de nêgo da empresa e 200 contatos pessoais no MSN de cada um. “Ah ! Mas a gente usa MSN”.
Que critério é este ? SE a gente usa é bom, se a gente não usa, não pode ? Bloqueia o Skype também, pelo mesmo motivo, o Linkedin – afinal, se não é o USO que define a FUNÇÃO, acho que deveríamos somente ter o email, Excel e o Word no micro de todos. No limite, qual a diferença disto de bloquear umas coisas e deixar outras ? VALORES PESSOAIS. E isto dá cagada.
Fazer isto na UNILEVER com 5.000 pessoas é uma coisa. Fazer isto com 15 pessoas, de alto nível cultural, trabalhando com informações privilegiadas, falando com management de companhias, tendo acesso e precisando ter acesso a muita informação diferente, para juntar os pontos; não me parece certo.
Fazer isto com área comercial, cujo nome é AREA DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES, me parece até meio imbecil.
Afinal, quem define por onde que o RELACIONANENTO DEVE ACONTECER ? A gente ? hahahahahahahah …por esta lógica o Facebook não teria 500 MM de usuários.
“Ah, mas só fazendo relacionamento pessoal !!” E claro, todo mundo divide profissional de pessoal, né ? Ninguém faz negócio com amigo. Ninguém indica amigo para nada. Ninguém acessa negócios, empresas, pessoas por intermédio de relacionamentos pessoais, né ? Quando é profissional, é profissional, só entre estranhos, com interesses meramente comerciais. Não … claro que não.
Puxa…. Mesmo o YOU TUBE, que tem muita bobagem, tem um monte de coisa boa.
Nosso trabalho aqui neste mundo é sempre olhar na frente dos outros, PARA ONDE VAMOS e não onde estamos agora. Onde estamos, já está na cota. Se as pessoas da empresa fazem mal uso desta liberdade de acesso a informação, ok, lidemos com isto como adultos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário