sábado, 30 de outubro de 2010

LIVRO: Agassi–“Open”, a biografia

agassi livroUm dos melhores livros que li este ano. O brilhantismo de Andre Agassi nas quadras é percebido diversas vezes no livro em passagens excelentes.

 

 

 

 

Quando encontra-se pela primeira vez na carreria profissional com seu antigo oponente Jimmy Connors, que lhe disse que não se lembrava dele quando jogavam em Las Vegas quando Agassi era uma criança. E depois disto, quando prometeu para si mesmo que nunca mais perderia dele. Promessa que a cumpriu a risca durante toda carreira. É sabido que Connors sempre foi um jogador cheio de soberba e falta crônica de humildade.

Quando Agassi aposentou-se, em seu último jogo contra Baghdatis, todos vieram cumprimentá-lo e o único que continuou impassível no canto da sala, foi ele mesmo, Jimmy Connors.

É engraçado como as pessoas não mudam. Connors foi um gênio. Quem já o viu jogar sabe que não dá para bater a bola do jeito que ele bate. Só ele mesmo. Mas mesmo assim, o cara se achava muito.

agassi 2

Outras passagens como quando Agassi com 8 anos apostava dinheiro contra adultos que o desafiavam no tênis e sua falta de concentração durante os jogos são memoráveis. E claro, a entrada de Brad gilbert na sua vida e como isto lhe deu uma consistência sobrenatural e que o levou a 1o do ranking.

A mídia americana deu muito valor à uma passagem meio que irrelevante do livro sobre uso de drogas. Mas é fácil perceber porque. americanos de modo geral são hipócritos e cheios de si quando querem dar lição de moral nos outros.

Agassi era um cara diferente. Nunca deu tanto valor pro tênis quando seu rival Pete Sampras e nem por isto deixou de disputar diversas final contra ele. Claro, perdeu mais do que ganhou. Mas André é um cara emocional demais. Sofria muito, pensava demais e se importava muito com sua vida e com a vida dos outros. ]

É uma biografia que deve ser lida. Principalmente por quem quer saber como fica a vida de uma criança quandoagassi 1 os pais a obrigam a ser alguém que eles queiram. O sofrimento de ter que ir embora de casa para jogar tênis em uma academia do outro lado dos EUA com um cara bastante questionável. Bolletieiri.

Recomendo.

Um comentário:

Anônimo disse...

mt bom esse livro!!!