domingo, 3 de janeiro de 2010

Sonho recorrente – horror que não vai embora

Tive de novo aquele sonho que tenho há vários e muitos anos sobre eu não estar formado na faculdade e estar completamente perdido.

Era uma prova de elétrica e eu acordei mais tarde – 9.10 e a proiva era 9.00 - , não tinha estudado nada porque não tinha a matéria, não sabia onde ia ser a prova e nem onde era minha classe. Acordei atrasado e fui ao um estacionamento que ninguém achava meu carro. Que era ainda o Vectra Preto. De 1999. O legal é que nunbca passei por esta situação. Sempre sabia de tudo – de preferência, antes.

Daí sai com uma mochila pela cidade procurando a faculdade, andando a pé, sem saber onde eu estava, o ambiente meio escuro como se eu estivesse na Londres de Jack, o estripador. Bairros destruídos, passei no meio de conjuntos interligados de casas e apartamentos com um monte de gente largado, mendigo, ladrão e drogados. Ficava me perguntando no sonho “o que estou fazendo aqui ? Que lugar é este ?”

Saí para a rua e no lugar que era a faculdade, tinha uma outra escola, e quando pedi informação para a pessoa que estava recebendo os alunos, ela me disse que estava bem longe de onde eu queria ir mas que podia passar pelo meio da escola dela, na parte de baixo da rua. Era só seguir em frente e na próxima portaria falar com a pessoa que estava lá que eu tinha falado com ela. Mas não resolveu, pois eu pensei: “como a pessoa vai saber que eu falei com ela ?” – agradeci e fui embora na direção indicada.

No meio do caminho encontrei um antigo amigo meu que estava comemorando a formatura. E ele é mais novo do que eu e se formou um ano depois, mas estava lá comemorando e eu sem saber onde era a prova. Isto é, eu não estava formado e fiquei meiio puto com isto. Ele ainda estava com um irmão mais novo, de uns 6 anos, que ele nunca teve. Com a cara parecida com a dele, mas todo sardento.

No sonho, eu estava muito tenso, deprimido. Acordei assustado.

---- xx ----

Tenho sonhos deste tipo, de que não estou formado na faculdade, tenho uma prova, não estudei e não tenho matéria; também não sei onde é a prova, etc, etc, etc … há varios anos. Mais de 10 anos, pelo menos uma vez por mês. No mínimo.

Quando fiz terapia com um cara mais alternativo ele me dise que eu tinha insegurança quanto ao meu conhecimento e que se eu fizesse um mestrado ou algo parecido isto ia se resolver. Achei muito rasa esta interpretação – meio óbvia e temporal afinal, se eu tenho este sonho durante várias fases da minha vida, não me parece ser algo ligado a uma questão tão pontual quanto estudo e formação – que são temporais durante uma fase da sua vida.

Tendo a pensar em uma solução menos simplista como se fosse algo  - ou um tema específico - que é projetado desta forma no meu cérebro. Que é uma forma que eu entendo.

Afinal, nesta época que fiz terapia minha empresa e eu éramos menores e mais inseguros mesmo. Eu não tinha a vida que tenho hoje e minha empresa não é do tamanho que é hoje.

Portanto, como consegui construir o que me propus, esta insegurança quanto a conhecimento e capacidade devia ter acabado. Mas aparentemente não acabou e por isto, parece-me que é outra coisa, outro assunto projetado desta forma, como se fosse um tipo de arquétipo da minha própria vida.

Mesmo porque a decisão de não fazer um MBA foi minha. Achei melhor continuar trabalhando e fazer uma pós somente aqui no Brasil. E hoje estou melhor que muita gente que fez MBA e perdeu 2 anos de vida para ter um diploma de uma faculdade nos EUA, e que para isto, gastou nada menos que USD 100.000.

Na minha visão, para eu perder 2 anos de vida de adulto, trabalhando, a faculdade tinha que me dar USD 100.000 e não eu ter que pagar.

Adultos, isto é, pessoas acima dos 25 anos, parando 2 anos da vida para voltarem a ser estudantes período integral me parece um total non-sense. A não ser que sua vida esteja sem perspectiva e você sem objetivos claros. Situação esta que nunca se aplicou a mim. 

Então … de onde vem este sonho ?

Por que ele não desaparece e por que o tema é sempre o mesmo ?

Tive um outro sonho recorrente que pareou de acontecer, depois de anos. Depois contato sobre ele. Mas o ponto é que parou.

Nenhum comentário: