segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Dia de sol e calor, porém mais tarde

Segundo dia, acordamos cedo, umas 8:30. O café da manhã é bem estilão americano com ovos mexidos, salsichas e batatas. Tem também variedades locais e muitoas frutas e pães. comi abacaxi (pina) com presunto de parma. 

Neste momento estou sentado na frente do micro escrevendo este Blog, tomando uma taça de vinho local – Uruguaio, branco, de USD 10,00 a meia-garrafa, e simplesmente maravilhoso. Ouvindo Jamiroquai na caixinha de som do ipod. Cool !

Voltando ao dia, o calor foi igual ao de ontem. Mas percebi que até umas 14:00, diferente do Brasil, o calor é bem aguentável. Agora das 15:00 às 19:00, é como se fosse Praia de Ipanema, no verão, das 11 às 15 da tarde. Bem quente. Mas como estamos ao lado do rio, tem bastante brisa, o que melhora a sensação térmica. A piscina de 25x25m também ajuda, pois com este tamanho e com água corrente, não fica quente. Lugar quente com piscina quente é coisa de brasileiro tonto. Lugar quente, a piscina tem que ser friazinha, para refrescar.

IMG_0160Logo pela manhã já peguei gratuitamente um exemplar do New York Times Digest, ou seja, um resumo do jornal do dia. Em inglês. Só com o mais importante. Já estava no salão de café da manhã sendo a primeira página, a programação do dia do hotel.

É legal como ler sobre os americanos em um jornal brasileiro é muito mais ameno que ler em um jornal local. Os caras tão bem putos com o Obama por uma série de motivos “financeiros” e sem a contra-partida de aumento do emprego. Se somarmos a isto o lucro dos bancos e o tamanho dos bônus, vê-se rápido porque a aceitação dele caiu de 63% para 55% em um ano.

O lucro de mais de USD 1 bi do Goldman Sachs veio de usarem o dinheiro do TARP e as garantias dos depósitos, bem como menores taxa de redesconto, para aplicar em mercados de risco. Isto é, pegaram a ajuda do governo e ao invés de colocarem na economia para reaquecê-la através de empréstimos para empresas, voltaram a especular …. nada demais … se este dinheiro não fosse uma ajuda para Goldman não quebrar no meio da crise.

Banqueiro é fogo ! Isto é que dá confiar. Mas é como dar pro lobo algumas ovelhas para ele tomar conta, enquanto a floresta está pegando fogo. Claro que ele vai comer as ovelhas !!!! Bem, comeu e está bem feliz … hahahaha. Às custas do dinheiro barato dado pelo FED.

Voltando, o serviço do hotel é perfeito. Tenho certeza que o treinamento é tão intenso que o fato de não percebermos que os funcionários foram treinados é a maior prova disto. Propositalmente nos sentimos em casa. Não fazemos nada que não queremos, e quando os funcionários fazem, certamente, fica melhor do que quando fazemos. Até arrumar a toalha na cadeira da piscina. Algo bem trivial.

O almoço foi light, uma ceaser salad bem do jeito americano e bem boa – tipo original, sem inovação. Estava uma delícia. Ainda estou um pouco ligado em trabalho. Além do NYTDigest, li quase inteira a Fortune de novembro de 2009, que fala com bastante clareza de dois temas muito interessantes: os carros movidos a Hidrogênio – ao invés de bateria – , e a falência do Colonial Bank, o terceiro maior de varejo, que fica no Alabama.

Um banco bem tradicional que estava com 85% dos depósitos investidos no mercado de Real Estate – supostamente suuuuuuuuuuper seguro. Bem, foi pro beleléu. E agora tão investigando o presidente, CEO (Bobby Lowder) e o próprio banco porque antes de quebrar, pegaram USD 550 MM do TARP e o governo, diga-se FED, está achando que o banco estava quebrado antes da ajuda e por isto, o dinheiro do contribuinte foi pro saco de propósito.

Dinheiro do Contribuinte. Fala-se muito disto aqui na matéria da Fortune. Eles se preocupam com isto. Deviam passar um tempo no Brasil vendo para onde vai o tão importante Dinheiro do Contribuinte.

Bem, nosso dia foi bem tranquilo, sem novidades. Só relax. To pensando agora se vou para academia ou não. Preciso ir, claro. Mas tá foda. Calor, conforto, família unida, quarto fresquinho, cama macia e agora, com este vinho branco …. bem, vai ser uma decisão difícil. Pretendo não esmoecer. Vou mais tarde, visto que anoitece as 22 mesmo !

Aqui vão outras fotos do lugar.

Por sinal tinha hoje uma sapinho minúsculo na piscina, o que fez a Su, muito educadamente, surtar, ter trimilique sem ninguém perceber e outras coisas engraçadas que ela faz. Valeu o dia. E claro, ela entrou na água com o sapinho mesmo. Pior foi uma familia, mãe e filha, uruguaias, que pegarmam o sapinho e posavam para foto ao lado dele, fazendo caras e bocas, e bem perto dele. AAAAAAAAAA … bem perto dele, fazendo pose para foto, não dá !

IMG_0151 IMG_0149 IMG_0146

Nenhum comentário: