Segunda-feira vou viajar. Passar 10 dias na casa de um novo-amigo em Salvador.
Quando resolvemos que íamos fazer isto, fiquei animado. Afinal, a companhia é legal, apesar de serem novos amigos. Mas quando mais perto chega do dia da viagem, menos certo estou disto.
Ficar na casa de outra pessoa é uma situação complexa. Outros hábitos, outros horários e outra história de vida que o excesso de proximidade pode colocar a amizade a perder. Millor Fernandes tem a melhor frase que define esta situação. Claro que esqueci dela quando fiquei empolgado com a viagem.
“Como são maravilhosas as pessoas que não conhecemos bem”
Esta frase exprime bem o conceito de amizade. Exprime bem toda minha vida, para ser mais honesto. Existem poucas pessoas que ouso chegar muito perto. Isto me protege de conhecê-las demais e me frustar. Isto as protege também da minha intromissão em suas vidas e das críticas que certamente virão. Isto nos protege de nós mesmos e das falhas de caráter que todos temos, mas não precisamos compartilhá-las.
E agora me meti nesta viagem de 10 dias na casa de uma família que conheci há menos de 1 ano. Não parece certo isto e minha intuição está gritando na minha cabeça “Vai dar merda !!”. Não dá mais para voltar atrás. Talvez dê para voltarmos antes. Mas isto, precisarei ver quando chegar lá. E lidar com a frustação quase certa das minha linda esposa e meu filho. Que não pensam como eu.
O pior é que não trabalho e fica parecendo que estou tirando férias, já que 2009 não as tirei. Férias de fato isto não é. Férias de fato não exige convivência-forçada e tudo que vem com ela. ficar na mesma casa é sim uma certa convivência forçada.
As obrigações da convivência são totalmente contra-férias, pois precisamos parar e pensar antes de fazer, falar, agir ou ir, e mesmo voltar.
Fazemos tudo em grupo ou podemos fazer sozinhos ? É educado jantar ou almoçar antes dos outros porque seu filho está com fome ou precisamos esperar ? Podemos nadar de madrugada se estiver calor ? Posso usar camiseta velha ? Ir jantar de bermuda ? Mexer no computador às 2 da manhã ou ficar uma noite sem dormir ? Posso não fazer sala quando quiser ficar quieto no quarto ? Preciso ser simpático todos os dias 24 horas por dia ?
Meu Deus … certamente isto não serão férias. Vou precisar de uma depois disto, isto sim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário