Direto do Santander ….
PIB 2Q09: abertura menos favorável que o headline
O PIB no 2Q09 nos EUA mostrou resultado em linha com nossa expectativa (-1,0%) e melhor que o esperado pelo mercado (-1,5%): -1,0% QoQ.
A abertura do dado mostrou detalhes interessantes. Do lado das contribuições negativas o mais importante foi o consumo das famílias veio pior que o esperado: o mercado projetava -0,2% QoQ e o resultado final foi -1,2%, com quedas expressivas em bens duráveis, o que sinaliza resultado fraco não só no consumo de junho.
Investimentos novamente mostraram resultado muito fraco, -20,4% QoQ, que contribuiu com -2,68% pp para o PIB. O destaque negativo foi investimento fixo, com continuidade de queda em estruturas, equipamentos e softwares, e, principalmente, residências, que ainda não refletiram a melhora margina de novas construções.
Com relação às contribuições positivas, consumo do governo mostrou forte crescimento (+5,6% QoQ), baseado principalmente em defesa (13,3%). Esse componente contribuiu com 0,67 pp dos 1,12 pp adicionado ao PIB pelo governo.
“Consumo do governo aumentou em defesa ? Desde quando isto é POSITIVO ? Quando tá tudo ruim, as pessoas se agarram no primeiro galinho que aparece para não caírem no precipício”
O setor externo, como esperado, também contribuiu positivamente, com 1,38 pp. Isso foi resultado de queda intensa das importações que, em face da retração de atividade e do aumento da poupança das famílias, tem superado a diminuição do volume de exportações e levado à retração no déficit em transações correntes.
“De novo, desde quando istio é notícia positiva ? Ninguém tá consumindo nada e portanto a poupança aumenta e as importações caem. Meio óbvio e não produto das políticas de estímulo do governo. O que mostra é que tais políticas NÃO ESTÃO FUNCIONANDO. Isto sim. “
Em resumo, a abertura do PIB no 2Q09 não parece tão favorável quanto o headline. A debilidade do consumo das famílias foi maior que o esperado e isso é preocupante na medida em que foi compensada por maior demanda do governo. Uma vez que essa última não pode continuar sustentando o PIB por muito tempo, a expectativa é que, mesmo com resultados possivelmente mais positivos nos próximos trimestres, não seja observada pronta tendência de crescimento mais sustentado no curto/médio prazos.
“Em resumo, sendo sintético … continua uma bela merda a economia americana. Para uma economia que depende de consumo, não ter consumo é o maior dos problemas.
Vai vir tombo por aí, preparem-se. E lembrem-se … lucro da Vale do 2o trimestre somente 82% de queda em comparação com o ano passado e 35% de queda em comparação com o primeiro trimestre. E o papel na bolsa tá subindo … quem entende ? “
Nenhum comentário:
Postar um comentário