Sinceramente, achei que investidores fundamentalistas, de modo geral, fossem diferenciados. Que soubessem desviar das armadilhas de mercado e das bobagens que são escritas em jornais e relatórios sell-side de bancos e corretoras. Que não caíssem na armadilha que a maioria dos investidores caem: de investir na alta e sacar na baixa, tomando todo o prejuízo, justamente quando as empresas estão começando a mostrar a realidade da crise e a pagar dividendos.
Market timing é uma ilusão. Será que ainda não perceberam isto ?
É “Chicken money “. Ganha-se o almoço para pagar o jantar. Um ciclo de ganhos e perdas pequenas que no final da vida percebe-se que nada foi construído. O que ganhou, perdeu ou gastou rápido. Ganho rápido, gasto rápido. Não faz sentido entrar no mercado de ações fazendo isto.
Comprar empresas sólidas e lucrativas é o que dá retorno no longo prazo consistentemente. E permanecer com elas o maior tempo que for possível afinal, a boa gestão é um dos únicos conceitos absolutos quando o negócio é ganhar dinheiro. O resto pode ser mudado, é relativo. Gente competenete é compentente e ponto.
Sempre tem notícia ruim quando o mercado cai. É por isto que ele cai. Não significa que todas as empresas são iguais e reajam da mesma forma. “O mercado” é uma entidade coletiva que não significa nada. Não existe. As empresas existem e elas é que devem ser olhadas.
Não é válido analisar investimentos ou desinvestimentos em ações com o motivo de que se está com medo do “mercado”. Não devemos seguir “o mercado”. Ele não é nada, não significa nada. É como dizer que “A Comida é ruim” …. que comida ? Qual ? De onde ? como foi feita ?
“A comida” não significa nada. “O mercado” não significa nada. Seja específico.
Estou comprando negócios que estão neste momento, apesar da crise, indo muito bem, com pouco endividamento e forte geração de caixa. E isto é que vale a pena quando tudo vai pro brejo … estas oportunidades, quase únicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário