O cara é uma lenda em vida.
É mais fácil ver a biografia dele na Wikipedia do que ficar aqui escrevendo algo que já foi escrito e re-escrito milhares de vezes.

Bem, aparentemente o câncer de pâncreas que o sujeito tinha e disse estar curado há 2 anos não é bem assim.
Na MacWorld de 2009 ele não vai palestrar. Não sei se por causa disto, mas as últimas fotos dele comparando sua imagem à de alguns meses é impressionante. Não há dúvida que algo está havendo.
Não é possível não se falar sobre isto. A falta dele, ou a possiblidade de falta dele na Apple fez as ações caírem mais de 8% só pelo não comprecimento na MacWorld.
Certamente, sem Jobs o futuro da Apple é incerto. Nesta semana que passou, a capa da Fortune Magazine foi exatamente sobre este assunto: destrinchando a estrutura operacional da Apple e tirando um pouco do peso que Jobs tem na empresa. Aparentemente também deixa uma linha sucessória bem clara para seu VP de operações Tim Cook; um cara que veio da HP e é o mágico que está por trás das lojas Apple fanstásticas e da logística impecável da empresa em todo o mundo.
A dúvida é com relação ao toque de Midas de Jobs. Suas idéias, seu carisma, sua história possuem um peso enorme para a Apple e somente o rumor de que talvez este semi-Deus da tecnologia esteja partindo pode causar estragos enormes na visão dos consumidores atuais e futuros.
Este post não é um obituário (inclusive ele já teve um erroneamente publicado pelo NY Times este ano). Longe disto. Mas depois que li a matéria na Fortune, me deu uma súbita vontade de vê-lo mais. Passei algumas horas nas últimas semanas no You Tube e na Wikipedia lendo sobre ele, seus produtos e sua vida. No You Tube vi uma série de entrevistas, uma delas junto com Bill Gates - muito boa - . Vi também diversas apresentações de seus produtos e como de fato ele se prepara para dar o show. E a incrível resposta dos consumidores a isto.
Assistir ao evento de lançamento do Iphone, do Ipod e do Mac Air é quase sobrenatural se você analisa os detalhes. O cara realmente é fora da curva e pensa em tudo que pode tocar seus ouvintes. Assistir a suas apesentações com olhar crítico é realmente uma chance de ter uma aula grátis. Está no You Tube, para quem quiser, 24 por 7 e for free.
Nesta minha pequena imersão soube que, além de tudo, é ele quem escreve as propagandas e anúncios da Apple. GENIAIS, diga-se de passagem. Depois que soube disto, fui ao You Tube e as assisti. São sutis, inteligentes e cutucadoras .. mas sem serem de baixo calão. De novo, uma aula de comunicação eficiente. Por isto, coloquei neste link um vídeo do You Tube com 15 propagandas do mesmo tipo Apple vs PC. Vale a pena.
Espero que ele não se vá tão cedo. Faz muita falta hoje termos neste mundo cinza e quadrado pessoas criativas e out-of-the-box. Hoje é tudo tão McDonald´s, que quando temos a oportunidade de vermos o trabalho de um Steve Jobs, de onde saiu e onde o cara chegou (e vem chegando), realmente nos inspira a continuar. E para mim, isto é raro.
Só um último detalhe: ele não fez faculdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário