Myron Sholes, um dos responsáveis pela quebra do LTCM - Long Term Capital Management (chegou a USD 7bi com posições de USD 500 bi alavancadas) - semana passada quebrou mais uma empresa de gestão.
A sua Platinum Grove Asset Management congelou os resgates até os mercados se estabilizarem. Para quem não sabe o senhor supra citado é prêmio Nobel de economia e sua tese é ainda hoje largamente utilizada pelos analistas de fundos de fundos e gestores de fundos de investimento para analisar os riscos assumidos e a relação risco-retorno dos investimentos.
Também conhecida como metodologia Black & Sholes, tem o objetivo de medir o risco de uma carteira de investimentos com a premissa de que a volatilidade hostórica de um ativo é constante ao longo do tempo. Uma das maiores bobagens estatísticas que eu já ouvi.
Esta teoria juntamente à de Eugene FAMA sobre a eficência dos mercados e a dos eventos independentes ("Flip Coin", ou seja cada tomada de preço de um ativo não tem relação entre a anterior ou a próxima) foram "a pedra fundamental" do nascimento, sucesso e derrocada do LTCM entre 1994 e 1998 depois da crise da Rússia.
Não satisfeito, o sr. Sholes abriu outro fundo baseado em arbitragem entre preços de ativos através de derivativos.
A questão é que como os spreads são pequenos, é preciso alavancar tremendamente as posições do fundo para que dê um retorno adequado. Alavacar é tomar empréstimos de bancos dando como garantia o produto da arbitragem, os títulos ou ações a que os derivativos correspondem.
Esta forma de empréstimo também é chamada de REPO. A questão é que os bancos não se conversam e o mesmo ativo pode ser usado como garantia em várias operações de REPO ou seja, os riscos assumidos são sempre muito assimétricos.
Na teoria, o cálculo do VAR é uma maravilha. Na prática, como os ativos possuem liquidez inconstante e volatilidade extremamente variável ao longo do tempo, ela simplesmente não funciona sempre e nem para todos os mercados ou ativos. Não funcionava antes e não funcionou agora. E mais uma vez o sr. Prêmio Nobel tomou um capote do mercado.
Quando a teoria ganhou o Nobel os estudiosos e "gênios" do mercado financeiro da época diziam que finalmente havia se provado que os mercados financeiros possuiam alguma lógica e que tal lógica era capaz de ser mensurada. Se não houvesse crise, talvez ... mas nas crises, simplesmente não existe lógica.
O Platinum fechou o fundo para resgates depois de assumir perdas de 38% de seu patrimônio. Não consegui saber se foi só em outubro ou em 2008. A questão é que os mercados que ele atuava eram os mesmos da época do LTCM: índices de bolsas, juros e cambio, claro além de arbitragem entre ações (que foi o início da derrocada do LTCM). Enquanto eram só bonds, no LTCM até que a teoria funcionou por algum tempo. Entretanto, quando os spreads dos bonds encurtaram, os gestores resolveram ir para o mercado de ações, um outro bicho, o que amplificou os riscos sem o devido retorno.
A idéia é reabrí-lo quando os mercados se estabilizarem. Isto é um paliativo para fechá-lo permanentemente. Afinal, que cliente ficará no fundo depois de reaberto sabendo que já perdeu um monte de dinheiro e que poderá fechar de novo !!
A matéria acima foi scaneada da Revista Veja de 15-11-2008 e a foto é do próprio.
A piada é a melhor parte da matéria, mas acho que não dá para ler. É o anúncio do Prêmio Nobel para a Dona Maria por ter guardado todo seu dinheiro embaixo do colchão ...ÓTIMA !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário