Nada mais indicado para o momento atual do que ler o profético livro que narra a história de John Merriwether e seus gênios matemáticos. Alguns podem dizer que o livro não é sobre ele, mas sobre seu fundo o LTCM. O mais certo entretanto é que o livro é sobre ambos e mais ainda, sobre a derrocada deste fundo e seus índices insanos de alavancagem em cima de modelos matemáticos de precificação de ativos líquidos.
Estou impressionado com esta crise e certamente um livro como este não me aliviará. Entretanto, como não há traducação para o português, resolvi pegar o original mesmo para sentir o real drama dos gestores deste fundo antes, durante e depois de sua derrocada. Nada mais educativo.
Dentre a lista de negócios potencialmente promissores, um deles seria uma editora para livros de mercado financeiro. Não aquelas bobagens de livros sobre management, empowerment, grupos, liderança e histórias de sucesso totalmente inviesadas e sem contextualização. A grande maioria destes livros não serve para nada, pois em nenhum dos casos os autores das proezas dão qualquer valor para o momento favorável de mercado, o erro do concorrente e mesmo, à aceitação de um produto que havia sido negado pelos focus groups.
Parece que o sucesso é algo milimetricamente definido e programado. BOBAGEM !! Por isto que não leio nada disto. Como literatura indispénsável sobre isto, existem os livros de Nicholas Taleb: Iludicos pelo acaso e Black Sawm. Imperdíveis.
Bem, voltando, esta é a diferença de livros que contam a histórias de negócios financeiros ou realacionados ao mercado financeiro. É aquilo mesmo, com erros, acertos, sortes e reveses.
São tão poucos traduzidos para o português que este subgrupo fica refém dos livros em inglês. Este ano e ano passado até melhoraram um pouco traduzindo o clássico de Ben Graham e alguns outros de bom calibre. Ninguém fala entretanto que ele também é classico pela chatice na leitura. Estou com a tradução aqui. Sem coragem de começar e nunca terminar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário