segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Ajuda ? Para que ajuda ?

Agora o que todos estão comentando é sobre a ajuda do governo americano de USD 700 bi para limpar os créditos podres dos bancos ("Toxic credit") e manter a sanidade do sistema financeiro. Vale lembrar que Henry Paulson foi CEO da Goldman Sachs e por isto, conhece bem seus amigos.

Existem algumas considerações sobre este fato que devem ser colocadas em perspectiva. A mais importante na minha visão está muito explicada no Blog do Alexandre Schwartzman, economista do Santander. Um dos meus blogs preferidos (segundo ele mesmo, entre seus 17 leitores). Ele explica de forma clara em seu post "Pensamentos Esparsos sobre a crise" exatamente o que penso sobre a ajuda.

Em resumo, e sem me apropriar da clareza alheia, é mais fácil e prático indicar o blog: http://maovisivel.blogspot.com/

A questão não é o que dá ou não para fazer, mas o que sobra para fazer. Não é bem uma opção gastar USD 700 bi, mas a falta de opção de algo melhor !!

A outra consideração é sobre a bobagem jornalística sobre o assunto também exemplificada no blog da Patrícia Campos Melo do Estadão; que ao invés de entender o problema fica colocando sites de americanos ignorantes sobre o porquê do governo não comprar também seus "craps" como está fazendo com os bancos.

Uma bobagem sem tamanho e sem a menor utilidade jornalística. Ainda acho que o jornalismo do Brasil mais se parece com um revólver na mão de macaco do que com uma profissão séria e que mereça aplausos. Se focarmos o jornalismo econômico então, é praticamente tudo uma grande piada de mal gosto. Compare a Exame com a Fortune; a Isto é Dinheiro com a Economist .... ok, entendi ! Desisto ... nem devia ter começado este assunto. É surra !!!

Outra questão é sobre a velha máxima "o mercado sobe no boato e cai no fato". Será que se prova ?

Queda da semana passada: fato de que o mundo ia acabar
Forte alto do final da semana: boato de que o mundo não vai acabar, pois o governo vai ajudar os bancos
Queda hoje: fato de que o mundo ainda vai acabar e que a ajuda não é tão fácil assim, pois tem que passar pelo Congresso, pela opinião pública, etc, etc, etc ...

Amanhã ? Sobe com algum boato ou cairá pois algum fato será comprovado ?

Tá mais perto de fatos serem comprovados do que boatos idílicos de salvamento global.

Portanto minha visão ainda é que tem muito para cair ! Até segunda ordem.

Nenhum comentário: