segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Excesso de confiança

No livro Sun Tzu um dos temas mais interessantes é sobre o estrago que o excesso de confiança pode fazer em uma guerra. Apesar de a confiança ser importante para qualquer momento, pois está baseada muitas vezes no conhecimento, hoje o que vemos no mercado é em alguns casos um excesso desta postura sem o conhecimento necessário para suportá-la.

Hoje, lendo os relatórios mensais de alguns fundos de ações presenciei alguma pérolas do pensamento humano dignas, claro, de quem não tem a menor idéia do que está escrevendo. Pelo motivo que for. A mais emblemática foi de um gestor de fundo de ações, pequeno e ainda irrelevante no cenário, que disse com todas as letras que "segundo suas análises o preço de equilibrio do petróleo é USD 80 o barril".

É de extrema prepotência colocar uma afimação como esta. Um tema que gera tanta polêmica e diversidade de opinões que somente a alusão a ele em um relatório pode ser considerado motivo de chacota por uma vida inteira. Existem teses inteiras de mestrado e doutorado tentando desvendar as variáveis que interferem no preço de qualquer commodity. O petróleo não foge a regra.

São tantas variáveis e tão complexas que impactam no preço deste ativo que é humanamente impossível que quaquer opinião por mais esclarecida que seja não possa ser tomada como leviana. Se considerarmos ainda quem a faz e que este gestor se diz fundamentalista, emitir uma opinião definitiva como fora feito sobre este tema é sinal cabal de falta de preparo ou excesso de confiança (demais até). Espero que os clientes percebam isto antes de terem maoires perdas.

Por sinal, esta análise está incongruente com a conclusão que certifica a escolha por Petrobrás, mesmo com o preço do petróleo estando a USD 120,00, isto é, bem acima do "preço de equilibrio".

No mesmo relatório foi feita uma comparação ímpar: se tal empresa está sendo negociada a múltiplo X ela está barata pois seus pares nos EUA e Europa são negociadas à multiplos 5X e 12X. O que siginifica isto ? Mais ou menos como dizer que se as bananas no Brasil tem 15 cm e as dos EUA tem 45 cm, as bananas no Brasil estão pequenas e por isto podem crescer mais. Sem levar em consideração o tipo da fruta, o solo, o clima, quem a cultiva e o prazo de colheita. Resumindo, um comentário no mínimo ingênuo e difícil de ser englido. Pergunta: vc colocaria seu dinhero para ser gerido por este gestor ?

Bem, muito gente coloca. Vamos ver até quando.

Nenhum comentário: