domingo, 4 de abril de 2010

Aécio Neves na VEJA

Nesta semana o ex-futuro-candidato a presidência do Brasil Aécio Neves está nas páginas amarelas da Veja. Já adianto aqui antes que me perguntem que sim, votaria nele.

O cara é realmente inspirador. Deu até vontade de ser político lendo o que ele pensa sobre esta função tão nobre e ao mesmo tempo tão degradada no Brasil.

Para falar a verdade eu concordo com tudo o que ele disse. A frase mais importante é a que está perto do final. “em política não existe vácuo. Se os bons não estão, os maus dominam”. É de uma verdade perturbadora quando analisamos o que vem acontecendo com o país nos últimos 8 anos de governo Lula.

Fora isto, tudo que ele disse sobre a implantação da meritocracia faz todo o sentido. Ainda mais em um país que precisa crescer e está se desenvolvendo rapidamente como o Brasil. Não tem espaço para molenga burocrata mais.

Semana passada estava na casa dos meus pais conversando com meu tio. Ele dizia que a filha mais velha tinha o melhor trabalho do mundo, pois ganhava super bem e não trabalhava nada e ainda, quando queria. Claro, ela é funcionária pública. Da câmara legislativa. E pasmem !!! Era motivo de orgulho dele. O filho, dono de empresa, brigador, era motivo de preocupação. Ele tinha orgulho daquela que mamava nas tetas do Estado e não do cara que suava sangue para construir algo de valor.

Eu acho uma vergonha alguém se vangloriar por isto, afinal, o salário mal pago e mal usado dela está saindo de quem trabalha 20 horas por dia e paga uma tonelada de imposto. É vergonhoso ter um funcionário público que incorpora e visão de “empresário bem sucedido” sem sê-lo. Afinal o que ela fez de tão original para trabalhar pouco e ganhar muito ? Nada. Estudou 1 vez na vida e entrou em um concurso. E nunca mais pode ser demitida.

Vamos ser razoáveis. Não tem o menor cabimento isto.

A meritocracia que o Aécio fala no texto vai de encontro a isto. Afinal, pessoas como ela deviam ganhar mal, bem mal. E não serem remuneradas por tempo de casa e sim por performance. Por sinal, quem inventou esta bobagem de aumentar a remuneração de alguém por tempo de casa ? Quem inventou a estabilidade no emprego ? De onde veio estes absurdos que são pagos com dinheiro do contribuinte ?

Estamos indo devagar, mas acho que no caminho certo. Ainda acho que existe um risco considerável da Dilma ganhar a eleição. Não por causa dela, mas por causa da passagem dos votos do Lula para ela. Seria péssimo. Ela é melhor que o Lula, sem dúvida, em termos de formação – e mesmo se analisarmos o que ela fez no governo; mas não tem o controle do PT como ele. E o partido será uma enorme dor de cabeça caso ela ganhe as eleições. Ela não tem a menor ingerência sobre as bobagens profanadas pelo Marco Aurélio Melo, José Dirceu e companhia.

Por sinal, ninguém falan ada do trabalho do Dirceu que virou consultor !! Sempre achei que isto fosse crime. No mínimo, prevaricação passando por abuso de influência. Mas ele não sabia !! hahaha

O resumo é que precisamos terminar esta era de inchaços que o Lula incoporou no país. Começamos a década pesando 100 kg e hoje o estado é como um obeso prestes a infartar, pesando quase 150kg. tudo bem que antes este obeso andava 5 km por dia e hoje anda 30 km por dia. O país cresceu e se desenvolveu mais um pouco. Porém, o balanço está negativo. Afinal, ele andou mais, mas também comeu muito mais do que as calorias que perdeu. Precisa andar mais, mas comer menos.

-- nossa, esta metáfora ficou boa ! E bem longa … 

Vale lembrar que o Lula nunca seria presidente de nenhum país europeu, dos EUA, Canadá ou da Asia desenvolvida. Lá eles têm educação e prezam por isto em seus governantes. O maior legado que nossos políticos devem deixar é a impossibilidade que pessoas como o Lula voltem ao poder. E isto, só com EDUCAÇÃO e CULTURA.

Nem venham falar da era Bush. Realmente ele era considerado ignorante … mas fez Harvard. É uma ignorância um pouco diferente.

Nenhum comentário: