quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Viagem curta - Brasília

Imagem do mapa

Ontem de manhã fui para Brasilia fazer algumas reuniões. Dormi lá e voltei hoje. Fiquei em um hotel no centro da cidade, Sol Meliá, muito bem localizado e perto de tudo.

Apesar de caro, de uma simplicidade ímpar. O quarto deve ter sido decorado pelo frentista do posto da frente, pois não tinha quase nada para o espaço, e o que tinha era de extremo mal gosto. Não sei pq fazem isto .... o custo para colocar móveis com bom gosto é o mesmo.

É a segunda vez que vou para Brasília este ano. É uma cidade que para mim é uma enomre incógnita. Já escrevi sobre isto há alguns posts mas vou repetir: não sei pq acham o Oscar Niemayer um gênio só porque fez Brasília. A cidade é desastrosa do ponto de vista urbanístico e de convívio social. É um enorme cemitério de concreto.

Tudo é longe, não tem calçadas, as pessoas não andam pela cidade, ninguém interage. As zonas são tão demarcadas e caracterizadas que parece mais um bunker comunista, pois tudo em cada área é igual. Só a Asa Sul, local das casas dos milionários é melhor. Os prédios da área residencial são todos iguais e horríveis, parecem caixotes de concreto.

Acho que todos conhecem aquela frase que na corrida do ouro, quem ficou milionário era quem vendia pá e picareta. Em Brasília, quem ficou milionário era quem vendia concreto. Tudo é de concreto armado. A avenida dos ministérios, ponto central da cidade, é um horror de feiúra.

Todos os prédios dos ministérios são iguais. Todos iguais, sem identidade, cercados por gramados imeeeensos e sem nenhuma calçada. Claro, e uma avenida de ponta a ponta de 5 pistas.

Se não bastasse o excesso de concreto que para o clima seco e quente da cidade só ajuda a deixá-la mais quente, todos são forçados a andar de carro e sem interação humana (to repetindo bastante isso). Ainda bem que hoje os carros todos tem ar condicionado. Mas naquela época, nem isto tinha.

O Niemayer fez de Brasília um tributo a si próprio. É uma cidade extremamente egoísta em termos sociais, fechada, isolada e isolante, pois impede que quem queira, se socialize.

Tenho minhas dúvidas se Niemayer não tinha um "quê" de autista, pois Brasília se parece mais com um clamor por isolamento e solidão do que uma cidade-capital de um país como o Brasil que precisava integrar as regiões sul e sudeste com o resto do país. Acho que esqueceram de falar isto para ele.

Para mim ... pior que São Paulo. Brasília é inabitável.

Nenhum comentário: