O que fazer quando seu filho de 4 anos já tem a habilidade de resolver alguns dos seus próprios problemas como se fosse mais velho ? Devemos segurá-lo ou soltá-lo ?
Meu filho de 4 anos tá indo e voltando sozinho de perua da escola. Por decisão dele. Ele quis que fizéssmeos o teste somente levando-o 2 dias por semana, no máximo 3. Ele queria ficar com alguns amigos que iam da mesma forma.
Chegou um dia que ele combinou com a motorista e dona da perua que à partir do dia seguinte ele iria e voltaria todos os dias de perua. Chegou em casa e informou a mãe:
-- À partir de amanhã vc não precisa mais me levar ou buscar. Vou e volto de perua.
-- Como assim ? Preciso conversar com a dona de perua, ver como fica isto. Além disto, sou sua mãe e moramos perto da escola. Não custa nada. Vc não vai ficar com saudade ?
-- Ah ! Você é minha mãe ... te vejo todo o dia. Não vou ficar com saudade só porque vou e volto de perua. Já falei com ela hoje e tudo bem. Amanhã ela começa e vai passar aqui para me pegar. Depois no final do dia, ela me deixa aqui. Só pede para babá me esperar lá embaixo, porque não alcanço o nosso andar no elevador.
Tirando o fato de que ele só tem 4 anos, não sei exatamente o que fazer. Meu lado liberal acha o máximo esta liberdade e autoconfiança, afinal, se ele é assim com esta idade é porque sabe que não terá problema e se houver, estaremos aqui para solucionar.
Mas o meu lado de pai pensa que ele é muito pequeno para tomar este tipo de decisão, pois ainda não possui dicernimento sobre o que é certo, errado e adequado para a idade dele.
A questão é: para que lado vou ? Afinal, não basta ser pai. Tem que participar. Pelo menos, do jeito que que está indo, até onde ele não precisar mais de mim ... rs
Nenhum comentário:
Postar um comentário